03 maio 2013

Qual sua idade?

É antes dos 30 que os primeiros sinais de envelhecimento aparecem - e é agora que você tem que começar a se cuidar!
Eles têm a ver, principalmente, com o abuso do sol, tabagismo, stress, alimentação errada e poluição, além da genética, é claro. 
Essa junção de fatores é o que leva a pele a liberar radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. 
Com o passar dos anos e a diminuição da produção de colágeno, a pele vai formando vincos, que chamamos de rugas, pés de galinha, bigode chinês e assim vai. 


Como retardar o aparecimento das ruguinhas:

Antes dos 20 anos – se sua pele for normal a seca, use sempre protetor solar e cremes revitalizantes, que garantem a hidratação. Já se tiver problemas de espinha, procure o ácido retinóico. Além de ajudar a tratar, ele também estimula a produção de colágeno. Você resolve dois problemas de uma só vez.
Entre 20 e 25 anos – se não tiver acne, prefira os derivados do ácido, como o retinol e o retinoldeído. Eles são mais suaves e causam menos irritação na pele. Usar produtos que contenham vitamina C ou extrato de café e chá verde, que são ótimos antioxidantes, também é indicado. A vita C reduz a produção de radicais livres, tem um efeito clareador suave e estimula levemente a produção de colágeno. E o protetor solar é indispensável!
De 25 a 30 anos – Aqui as linhas já começam a aparecer mais e vale a pena combinar o ácido a antioxidantes e filtro solar. Aplique os cremes com vitamina C ou extrato de café e chá verde de manhã e a noite. Já o ácido retinóico é melhor antes de dormir, já que ele pode causar foto sensibilidade e deixar a pele irritada e até com alergia.



Usar creme para prevenção é o ponto de partida, mas alguns hábitos também podem ajudar a deixar a pele sempre jovem. Pode até parecer estranho, mas uma dica é dormir de barriga para cima. “Isto porque quando dormimos com o rosto no travesseiro a pele fica amassada e, com o passar dos anos e a perda de colágeno, ela começa a não "voltar". Aí o bigode chinês (aquela marca que fica entre o nariz e os lábios) pode até ficar mais fundo do lado que você dorme”, explica a dermatologista.
Posso usar cremes para peles maduras?
Usar produtos para peles mais velhas não é indicado, porque eles são mais densos, viscosos e oleosos. Eles podem causar a obstrução de poros e, consequentemente, favorecer o aparecimento de espinhas e cravos. Medo! Para a pele jovem, que tem hidratação natural, eles são muito pesados.
E se eu tiver olheiras?
Não dá para passar um creme sobre o outro, o jeito é procurar um que tenha as duas funções: melhore a circulação sanguínea na área dos olhos e também tenha antioxidantes. "Uma das duas funções pode ficar prejudicada, mas aí cabe a cada uma identificar o maior problema e investir na correção".
Beijos Beijos, Annelise Querino.


Gloss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL